Dra. Jade Fernandes de Melo – Coordenadora da área Oftalmológica da DRA

Em 2014, foi o ano do meu primeiro contato com os povos indígenas na região de Manaus e eu ainda era acadêmica de medicina, mas já pude perceber que algo deveria ser feito para melhorar a saúde dessas populações vulneráveis. Esse foi o meu despertar. Passados alguns anos, decidi fazer oftalmologia e nessa época, além de estudar muito, comecei a refletir sobre a profissão, de que forma eu iria entregar o meu melhor, qual seria o meu caminho profissional. Foi então que eu acabei conhecendo a Doutores da Amazônia, o Dr. Caio e o Dr. Felipe que me acolheram de uma forma tão incrível, eu senti que ali era diferente, não era apenas um trabalho voluntário, era algo muito além.

Na minha primeira missão em 2019, a DRA não tinha muitas especialidades, eu fui a primeira oftalmologista a fazer parte da equipe de voluntários. Fui muito bem recebida, mas a questão era que, para realizar o trabalho, precisaria de muitos equipamentos.  Começou minha luta para conseguir o que precisava. Não foi fácil, muitos acreditavam que meu esforço seria em vão. Não desisti, também teve muita gente que me ajudou, professores e chefes me apoiaram emprestando o material que já daria para fazer um atendimento oftalmológico básico. Mas faltavam os óculos. Resumindo, fiz uma proposta para uma ONG que faz atendimento oftalmológico gratuito para populações carentes: levei cinco médicos mais o meu pai – que é oftalmologista- para um mutirão de oftalmologia de dois dias em São Gonçalo no Rio, onde fizemos centenas de atendimentos, em contrapartida, ganhamos os óculos. Isso aconteceu em 2019 e foi muito marcante.

Em 2020, já tínhamos o apoio de empresas e ONGs com empréstimo de aparelhos e doação de óculos. Era tecnologia de ponta entrando floresta adentro.

E mais, com a garra e a coragem do Caio, conseguimos realizar um grande sonho: começamos a comprar os óculos e criamos nossa própria ótica portátil. Isso veio resolver um grande desafio, pois a maioria das doenças oftalmológicas são alterações que podem ser corrigidas com óculos. A gente consegue corrigir ali na hora, entregando os óculos.