Cassandra Cury – Fotógrafa, Documentarista e Ativista

Nos primeiros anos da minha caminhada profissional, focada na fotografia outdoor, tive o privilégio de registrar as belezas naturais de uma vasta área do território brasileiro e de alguns países da América do Sul e Europa.

Ao mesmo tempo que a natureza se descortinava por esses caminhos, o olhar encontrava povos de comunidades tradicionais que surgiam para compor cenários ainda mais belos. O coração vibrava com os rostos que se apresentavam, os modos de vida, as diversas culturas e as tantas histórias.

Em minha família, um tio querido, artista pantaneiro, me influenciava cantando, em prosa e verso, as belezas da cultura originária. Em 2013 aconteceu o encontro, que foi de muita força e ricas trocas com um pajé do povo Guarani e, a partir daí, mergulhei em uma nova caminhada de total entrega ao registro profundo da vida e cultura dos povos originários do nosso país. Já registrei mais de 60 povos, de visitas intimistas em terras indígenas a encontros em movimentos sociais, como o ATL – Acampamento Terra Livre e a Marcha das Mulheres Indígenas.

Minhas lentes enfocam com mais frequência, desde 2016, o povo Huni Kuin da Amazônia Acreana pelos laços que foram criados através do meu caminho espiritual e, desde 2019, os povos do Xingu e Rondônia pelo trabalho que venho realizando junto aos Doutores da Amazônia, que cuidam da saúde indígena no Alto Xingu, na terra dos Paiter Suruí e dos vários povos que vivem em terras distantes às margens dos rios Mamoré e Guaporé na Amazônia Rondoniense. Pelo projeto do livro Levante e Lute, estou formando jovens Xinguanos do povo Kalapalo a produzir documentação, em vídeos, sobre sua história, cultura e os movimentos que se envolvem atualmente.

Os Kalapalo foram os primeiros a serem contatados pelos irmãos Villas Bôas em 1945, os criadores do Parque Indígena do Xingu, no estado do Mato Grosso. Atualmente estou trabalhando em projetos para a realização de documentário, livro e exposições sobre a visão de mundo e o poder da voz das mulheres indígenas que são lideranças dentro e fora das aldeias “Olhar Feminino Original” e documentário ficcional sobre “Os Vestígios das Mulheres Icamiabas”, Indígenas Guerreiras Amazonas.