Ana Augusta Rocha – Jornalista, escritora e sócia da AUANA, editora do livro Levante e Lute

Conheci a ONG Doutores da Amazônia e o Dr. Caio Machado em 2018, numa viagem ao Xingu na qual participei como jornalista responsável pela documentação. Ir ao Xingu era um sonho muito antigo, pois tinha conhecido há décadas Orlando Villas Bôas, uma pessoa que me impressionou demais naquele momento.

Viajar com o Dr. Caio Machado e a sua equipe foi uma surpresa gratificante e a confirmação da importância desse voluntariado no atendimento à saúde aos povos do Xingu. Esse era um trabalho que havia sido levado a cabo há décadas pela Escola Paulista de Medicina e nos anos mais recentes os projetos foram enfraquecendo, então, o trabalho do DRA veio exercer um papel importante: o de manter aquela comunidade erguida, com saúde e sendo atendida.

O mais interessante para mim foi constatar que o Dr. Caio levava para essas missões os equipamentos mais modernos do mundo e assim, me deu muita alegria ver que esses indígenas recebiam tratamento de ponta, que até mesmo nos mais bem equipados consultórios de cidades cosmopolitas como São Paulo, não estavam disponíveis.

Uma coisa que me deixou muito impressionada foi como o Dr. Caio Machado possui uma maneira muito particular de cuidar dos povos indígenas, em se relacionar muito à vontade e sem diferença nenhuma. Quer dizer: é um tratamento humano e de igual para igual. Ele acha isso superimportante, essa franqueza e transparência de parte a parte.

E assim, eu vi pouco a pouco o Dr. Caio ao longo dos anos conquistar a confiança dos povos xinguanos.

Eu tenho acompanhado as viagens do Dr. Caio, escrevendo e vendo a amizade com os povos do Xingu, então é com muita alegria que a gente entrega um livro que traz esse exemplo de força de vontade e de luta, um verdadeiro exemplo da ONG Doutores da Amazônia.